domingo, 19 de outubro de 2008

Orientações de Substrato

Orientações de Substrato

Húmus de minhoca “in natura “, não deve ser usado em aquário, ao nosso ver. Somente aprovamos o uso deste componente , se tivermos a certeza de que o mesmo já está curtido a mais de 10 a 12 meses.Neste caso é o mesmo procedimento do 2º substrato, porém com uma camada de 1cm.
Terra adubada com produtos químicos tipo NPK , também não devem ser usados em aquário.
Laterita boa é a que adere ao imã!

Os componentes para um bom substrato de aquário , ao nosso ver são:

Laterita
Terra vermelha ( argila )
Terra vegetal preta ( no comércio , sem húmus de minhoca de procedência garantida ou extraída de uma mata: encontre uma árvore bonita e retire as folhas e a primeira camada do solo ( 2 cm ). Então pode começar a retirar uma boa terra preta para seu aquário).Não esqueça de peneirar antes de colocar no aquário.
Areia de rio de 2 a 4 mm .de espessura – se puder somente use a espessura ao redor de um GRÃO DE ARROZ – para Quirera
* Terra vermelha – Terra vegetal preta e areia PENEIRADAS - areia de rio LAVADA.
Bem com estes 4 componentes , podemos contar com basicamente 3 variações de substrato.

Coloque o substrato no aquário SEM água .

1º - ( 50% de terra vermelha + 50% de terra vegetal preta ) + Areia
Terra vermelha e a vegetal preta não podem ser lavadas e PODEM ser misturadas ou em camadas e colocadas no fundo do aquário , na altura de 4cm. pressionando levemente com a mão , para evitar camadas de ar, cobrindo então com uma camada de 3 a 4cm de areia de rio.
2º - Laterita + Terra vegetal preta + Areia
Laterita na proporção de 100gramas para cada 50 litros de água do aquário, espalhadas no fundo, cobrindo , então , com uma camada de terra vegetal preta com 1,5 a 2cm., pressionando, e cobrir com a areia de rio lavada até atingir 7cm. de altura.
3º - Laterita + Areia

Laterita na proporção acima mencionada e areia de rio lavada até atingir 7cm – sendo então necessário adicionar de vez em quando fertilizante liquido!

Cobrir com água vagarosamente para não levantar o substrato !!!!!

Recomendamos , que no caso do aquário ser relativamente de pouca altura, iniciar na frente do aquário com a altura de 5cm. e fazendo um aclive ( subida )

Nenhum comentário: