domingo, 19 de outubro de 2008

A Importância das Plantas

A Importância das Plantas


As plantas aquáticas participam do conjunto do aquário com funções muito importantes: 1) São elementos fundamentais para uma decoração equilibrada e exuberante. Assim como os peixes, as plantas são acompanhadas e admiradas pelos aquariófilos; 2) Junto com outros elementos como o substrato de fundo, pedras e troncos, as plantas ajudam a tornar mais próximo do natural o ambiente aquático que criamos, proporcionando tranquilidade e bem estar aos peixes; 3) São fundamentais para manutenção do equilíbrio biológico, pois, para suprir suas necessidades, as plantas absorvem alguns elementos que são contaminantes da água, como é o caso do nitrato.


A Escolha das Plantas


Assim como ocorre com os peixes, as diferentes espécies de plantas aquáticas ornamentais possuem exigências distintas quanto à qualidade de água, luz, substrato, temperatura, etc. Porém, são menos sensíveis que os peixes quando distanciadas de suas condições ideais, o que faz com que se possa ter, em um aquário bem montado e equilibrado, uma grande variedade de plantas. Na hora da escolha das plantas deve-se observar sua distribuição no aquário, considerando seu tamanho atual e capacidade de crescimento. Plantas maiores devem ser colocadas na parte de trás do aquário e plantas menores ou rasteiras na parte da frente. Plantas aquáticas flutuantes não são recomendadas, pois são mais difíceis de se manter em aquários, em função da necessidade de luz natural e nutrientes. Além disso, elas sombreiam o aquário ao bloquear a luz das luminárias. São indicadas para tanques de jardim onde sua beleza pode ser admirada, pois são observadas por cima.


Introdução e Manutenção das Plantas


Ao introduzir novas plantas no aquário é necessário a desinfecção com uso do Labcon Clean e também a limpeza e poda de raízes, cuidados já descritos no capítulo "Montagem". Como em um aquário equilibrado as plantas crescem constantemente, a poda das partes com crescimento excessivo e a retirada das folhas velhas devem ser periódicas. O intervalo entre estas práticas varia muito com as condições particulares de cada aquário.


Plantas de fácil propagação vegetativa como a Cabomba, Elodea, Ludwigia ou Higrófila permitem o aproveitamento das partes podadas para novas mudas, pois enraízam-se facilmente. Já plantas como a Valisnéria, Echinodorus, Sagitária ou Cryptocoryne devem ser mantidas enraizadas, podando-se as pontas envelhecidas e retirando-se as folhas velhas.


Por mais bem equilibrado que esteja o aquário, ele jamais atingirá o complexo equilíbrado de nutrientes existente na natureza. Portanto, as plantas aquáticas de seu aquário necessitam receber periodicamente um suprimento de nutrientes para seu desenvolvimento exuberante. Para tanto, deve-se aplicar periodicamente Labcon Flora à água do aquário, pois trata-se de um complexo balanceado de nutrientes com objetivo de garantir a nutrição das plantas, tanto via foliar como radicular. O ferro é um nutriente muito importante para as plantas e exerce papel fundamental na fotossíntese. O LabconTest Ferro Fe indica a concentração de ferro na condição de íon, que é a forma como pode ser absorvido pelas plantas

Nenhum comentário: